sábado, 25 de agosto de 2012

Se virar um copo com água o que acontece?

Lancei essa pergunta antes da apresentação da tele-aula e começaram as discussões. 
É claro que se virar um copo com água de cabeça para baixo a água cai...
Assistimos as tele-aulas,fizemos a leitura de imagens e eles curiosos, então resolvemos fazer a experiência.
Copos cheios de água, papéis cortados e eles foram convidados a experimentar, alguns ficaram com medo de tomar um banho, outros que iria molhar o material e os voluntários apareceram. Após a atividade, partimos para a nossa já famosa avaliação.
  • Primeiro pensei que ia cair no chão, mas não caiu. O meu caiu e não deu muito certo, mas gostei da experiência. Jéssica Cinelli

  • Eu achei a experiência maneira, pegamos o copo e viramos de cabeça para baixo e não caiu água. Thiago
  • Eu achei a experiência muito interessante e legal. Fiquei um pouco nervoso pensando que a água iria cair no chão e enfim quando eu virei o copo na minha mão e tirei a mão debaixo do copo a água caiu toda e o meu não deu muito certo.  José Lucas
  • Eu vi que a professora virou um copo de cabeça para baixo com um papel na boca do copo, o ar ficou preso no copo e água ficou dentro do copo. Carlos Alberto
  • Primeiro, eu recortei o papel e depois eu peguei um copo e enchi ele de água, depois eu coloquei o papel em cima do copo e virei ele de cabeça para baixo. Eu confesso que fiquei com medo de me molhar, mas por incrível que pareça a água não caiu.  Por que á água não caiu?

   A água não caiu, porque no copo havia ar e com o papel em cima não deixou o ar sair. Daniel
  •  Quando nós colocamos a folha em cima do copo para virar, o ar estava dentro e por isso a água não caiu no chão. Me senti com um pouco de medo, pensando que o resultado não daria certo.Suzi Ellen
  • Eu quando virei, me senti o patrão segurando o mundo, porque a maioria molho o chão e eu não molhei nem uma gota. Eu me senti seguro e prevenido, pois fiz dentro da lixeira. Yuri Hipólito.
  • A sensação foi de alegria porque foi muito engraçado e divertido.  Eu coloquei o copo com água e um papel na boca do copo , virei e a água não caiu.   Antônio Marcos













sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Percebendo e observando o mundo.

    O que vemos, o que sentimos, como podemos perceber o que nos rodeia. De acordo com a sugestão do caderno do professor fiz com os alunos janelas no papel ofício de 15x10. Mediram, desenharam, cortaram e lá fomos nós passear pela escola.Expliquei que este já seria o primeiro trabalho para o "portfólio", mas que não precisavam preocupar-se com feio, bonito, claro, escuro, mas observar o entorno e tentar representar alguma coisa vista pela janela...Alguns fizeram um desenho, outros 4, mas isso não interessa, o que conta mesmo foi a participação a concentração e até a alegria deles em estarem fazendo algo diferente. Esse primeiro trabalho eles preferiram deixar em preto e branco. Na próxima sexta, começaremos a construir o portfólio.Cada um, vai escolher como irá apresentar seus trabalhos na vernissagem...
  Coloquei apenas um trabalho de cada, a obra completa dos meus artistas ficará para a vernissagem.
  Ao final da aula sempre temos a avaliação, seguem algumas  abaixo.
   
" A atividade - Percebendo e Observando o Mundo" foi:
  •   Divertida,melhor, legal. Não é aquele bicho de 7 cabeças que a gente vê na televisão! Vanessa Oliveira
  • A paisagem daqui da escola é muito linda, ainda mais que aqui é alto, aí dá para ver tudo. Daniel Jefferson
  • Maravilhosa! Jéssica Souza
  • Interessante e legal. José lucas
  • Muito divertida e legal. Antônio Marcos
  • Suave. Carlos Alberto
  • Eu achei a atividade maneira, fizemos anelas, desenhamos os lugares, árvores, prédios, ruas e morros. Thiago
  • Foi muito diferente, reconheci a minha arte, gostei bastante e que as outras aulas sejam assim. Suzi Ellen













O que é arte?.

    Este é o título da primeira unidade do ensino de Artes. Apaixonei-me pelas sugestões e falei  para eles que todos , inclusive eu faremos as atividades sugeridas e outras que nos vierem a cabeça. Expliquei como funcionava , que teríamos que criar o nosso caderno de registro, montar um portifólio e que como culminância teremos uma vernissagem. Coloquei alguns objetos na sala e começamos a discutir o que é arte, aqueles objetos poderiam estar em uma exposição?
  Responderam a alguns questionamentos nos seus cadernos e foram distribuídas algumas imagens e eles como curadores tinham que montar a exposição, dar um nome a ela e explicar a escolha pela ordem das imagens. No início, é aquela grita geral, não sei  o que é isso, não sei fazer, não gosto de Artes....,mas após pensarem um pouco começaram a criar e fiquei agradavelmente surpreendida,pois alguns preocuparam-se com o suporte, com a luz... E adoraram sentir-se "Curadores". Finalmente, fizeram a avaliação do dia.








Curadores:Jéssica Silva e Thiago


Curadores: Carlos Alberto e Antônio.




Curadores: Suzy Ellen e José



Avaliação feita pela turma. A atividade foi individual.

     

Trabalhando gráficos.




Os alunos tinham que procurar  em jornais, revistas, livros gráficos e fazer a interpretação desses gráficos.





Achei que ficou faltando alguma coisa e pedi a estagiária de Matemática que nos desse uma ajuda
. Ela criou então com eles uma tabela fictícia de times faltosos. Agora os alunos vão entrevistar pessoas da comunidade sobre os hábitos de leitura e criarem então um gráfico partindo de uma coleta de dados reais.

Trabalhando com dinheiro.






  Esta atividade foi realizada na semana passada ao iniciar o estudo do módulo de Matemática. Foi dado aos alunos propaganda de supermercado, uma nota de 50,00 e uma lista de compras. Eles tiveram que escolher os produtos, fazerem as contas e perceberem se teria que devolver algum dinheiro ou ficariam devendo. Foi muito interessante, pois eles discutiram as escolhas dos colegas, dos produtos ,das marcas.